domingo, 15 de novembro de 2009

A influência do ambiente odontológico sobre os pacientes
Por Estilodonto


Nesta resenha, trataremos de um assunto pouco discutido na odontologia, a influência do consultório odontológico sobre os pacientes. Falaremos pois, da importância da decoração e dos atributos usados no consultório. Para isso, foi feita uma vasta pesquisa, onde trataremos dos aspectos mais relevantes abordados pelos autores Luiz Henrique, Nísia Teles e Cláudia Romam.
Nísia Teles afirma que “geralmente o consultório odontológico é relacionado com um ambiente desagradável que gera inquietude, ansiedade e desconforto.”
Não é de agora que as pessoas sentem esse receio frente ao dentista. Esses sentimentos são herança da antigüidade, onde a odontologia causava muita dor nos pacientes. Nísia (blog Markentista,2008), diz que:

A lembrança negativa dos tratamentos antigos cria no paciente um
medo e um sofrimento psicológico tão grande que ele pode até não
está sentindo dor, porém o psicológico trabalha de tal forma que ele
pensa estar sentindo.

Em estudo muito interessante, realizado por Luiz Henrique em sua dissertação de mestrado, foram considerados dois grupos a serem avaliados quanto à tolerância a dor dentária. No primeiro grupo os testes feitos por impulsos elétricos na polpa dentária, foi realizado em ambiente típico odontológico e o segundo em ambiente neutro. Luiz Henrique (1997 – tese de mestrado) diz que:

A situação que simula a de atendimento odontológico
provoca
maior sensibilidade dolorosa e menor tolerância a dor
nos sujeitos.


Esse experimento ilustra o que havia sido dito por Nísia, que a dor(nesses casos) é psicológica.
Diante disto, deve o dentista, tornar o ambiente agradável e confortável amenizando o receio do paciente o que tornará o tratamento mais eficaz.
Os pacientes se tornaram mais exigentes na hora de escolher a clínica onde farão o seu tratamento. Todos os aspectos físicos do ambiente odontológico tais como equipamentos, iluminação, cores, entre outros que influenciam na sua preferência. Cláudia (Revista ABO,2003) afirma que:

Na decoração do consultório é de extrema importância levar em
consideração o tipo de público a ser atendido, adequando a
decoração a ele, como brinquedos para crianças e revistas para
adolescentes e adultos, por exemplo.

Há também outro fator que pode ajudar a tornar o ambiente mais agradável, que é a climatização. O clima ameno torna o consultório mais aconchegante.
Atualmente, os dentistas não devem apenas se preocupar com o seu serviço em si, mais se atender a uma série de fatores que vão mostrar ao paciente que ele é um bom profissional capaz de executar suas atividades de forma que ele não sinta dor e sinta-se mais confortável.
Os profissionais da área na maioria das vezes não sabem lidar com a decoração e nem tem domínio das técnicas inerentes à decoração, por isso já existem empresas especializadas em ambientalização de consultórios odontológico, que além de ajudar o profissional a tornar o ambiente mais agradável, constrói projetos que economizam espaço e se atentam a aspectos de ergonomia, planejam os móveis e equipamentos de forma a evitar problemas provenientes de sua atividade.

2 comentários:

  1. Olá,
    Estou passando por aqui para visitar o material de vocês. Esta é a etapa final da atividade com o blog sob minha orientação.
    De vez em quando virei visitá-los rsss...

    Informo que o processo de avaliação consta das seguintes etapas:

    Leitura dos relatórios individuais
    Impressão de todos os textos dos blogs
    Leitura dos textos publicados nos blogs
    Coloco comentário geral no último texto publicado.

    Após o recebimento deste comentário geral. As etapas de avaliação foram encerradas.

    Desejo sucesso para vocês e AGRADEÇO a participação de todos vocês na elaboração das atividades propostas durante nosso curso.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. oU MUITO BOM O BLOG .....BASTATE COISA INTERRESSANTE!

    SUCESSO TAYANE Bjos

    ResponderExcluir