quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Entrevista com Nísia Teles

O blog Estilodonto entrevistou Nísia Teles,graduada em marketing pela UNESA, trabalha com o desenvolvimento de projetos de marketing sensorial para dentistas onde atua à 10 anos e que nos ajudou bastante no desenvolvimento desse trabalho.

As perguntas foram direcionadas para aquilo que um profissional da odontologia precisa saber sobre o marketing da sua empresa.

Confiram!!!!


Estilodonto: Que influencia tem a decoração do consultório odontológico na avaliação que o sujeito faz sobre o ambiente?A clínica expressa a qualidade do profissional?

Nísia: Além de humanizar o consultório o projeto de ambientação proporciona uma experiência positiva ao cliente, buscando criar espaços interativos para que a relação dentista x cliente se torne mais próxima e crie assim uma percepção de valores positivos como: qualidade dos serviços, credibilidade, conforto, aconchego e segurança. Tudo isso é possível ter através das evidências físicas do consultório. O cliente é o gerente dos detalhes, ele chega ao consultório avaliando tudo e todos, cada detalhe é interpretado por ele e sua percepção em relação ao serviço será baseada nesses atributos físicos também.
Com certeza a clínica é uma extensão do profissional, o cliente associa diretamente toda imagem da clínica à imagem do profissional, se é uma clínica limpa, bem cuidada, a interpretação que o cliente terá sobre o dentista é que ele é um profissional de confiança.


Estilodonto: Em sua opinião a clínica bem ambientalizada (entende-se por sala de espera, consultório...) faz o marketing da empresa?

Nísia: Sim. O cliente é um observador constante e suas conclusões são baseadas em detalhes que às vezes passam despercebidos pelo dentista. É importante conhecer o cliente, saber suas angústias e medos em relação à odontologia, para que seja trabalhado todo ambiente de uma forma que transmita tranqüilidade e confiança.

Estilodonto: As cores usadas também exercem influencia sobre o indivíduo?O que elas expressam?

Nísia: Sim. Elas estão diretamente ligadas ao emocional do cliente, exercendo uma grande influência sobre seu comportamento. A escolha criteriosa e equilibrada de cores é muito importante, desde a escolha certa para a identidade visual, até a cor que será utilizada nos móveis, paredes, uniforme, enfim, é possível transmitir calma, segurança, credibilidade, suavidade, relaxamento, tranqüilidade, frescor, através de uma escolha inteligente de cores.


Estilodonto: É verdade que até mesmo a temperatura do ambiente exerce influencia sobre os sujeitos?

Nísia: Sim. Já que toda percepção que temos do mundo acontece através dos cinco sentidos, as sensações de frio e calor podem prejudicar um determinado serviço. Isso é muito complexo já que temos casos de clientes que chegam à clínica e reclamam do ambiente extremamente frio, inclusive pedem um agasalho. Na questão da temperatura o mais importante é saber se está agradando a maioria, isso a recepcionista precisa procurar ter conhecimento.


Estilodonto: Os dentistas atualmente tem se preocupado mais com a decoração do consultório ou eles ainda acham que o que vale é o seu trabalho em si?

Nísia: Os dentistas mais antenados com o mercado já buscam trabalhar as duas coisas em paralelo, que é o mais indicado. Não basta ser competente no que faz, é preciso comunicar isso ao cliente e esta comunicação deve ser feita através dos cinco sentidos, tangibilizando a qualidade do serviço oferecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário