domingo, 15 de novembro de 2009

A influência do ambiente odontológico sobre os pacientes
Por Estilodonto


Nesta resenha, trataremos de um assunto pouco discutido na odontologia, a influência do consultório odontológico sobre os pacientes. Falaremos pois, da importância da decoração e dos atributos usados no consultório. Para isso, foi feita uma vasta pesquisa, onde trataremos dos aspectos mais relevantes abordados pelos autores Luiz Henrique, Nísia Teles e Cláudia Romam.
Nísia Teles afirma que “geralmente o consultório odontológico é relacionado com um ambiente desagradável que gera inquietude, ansiedade e desconforto.”
Não é de agora que as pessoas sentem esse receio frente ao dentista. Esses sentimentos são herança da antigüidade, onde a odontologia causava muita dor nos pacientes. Nísia (blog Markentista,2008), diz que:

A lembrança negativa dos tratamentos antigos cria no paciente um
medo e um sofrimento psicológico tão grande que ele pode até não
está sentindo dor, porém o psicológico trabalha de tal forma que ele
pensa estar sentindo.

Em estudo muito interessante, realizado por Luiz Henrique em sua dissertação de mestrado, foram considerados dois grupos a serem avaliados quanto à tolerância a dor dentária. No primeiro grupo os testes feitos por impulsos elétricos na polpa dentária, foi realizado em ambiente típico odontológico e o segundo em ambiente neutro. Luiz Henrique (1997 – tese de mestrado) diz que:

A situação que simula a de atendimento odontológico
provoca
maior sensibilidade dolorosa e menor tolerância a dor
nos sujeitos.


Esse experimento ilustra o que havia sido dito por Nísia, que a dor(nesses casos) é psicológica.
Diante disto, deve o dentista, tornar o ambiente agradável e confortável amenizando o receio do paciente o que tornará o tratamento mais eficaz.
Os pacientes se tornaram mais exigentes na hora de escolher a clínica onde farão o seu tratamento. Todos os aspectos físicos do ambiente odontológico tais como equipamentos, iluminação, cores, entre outros que influenciam na sua preferência. Cláudia (Revista ABO,2003) afirma que:

Na decoração do consultório é de extrema importância levar em
consideração o tipo de público a ser atendido, adequando a
decoração a ele, como brinquedos para crianças e revistas para
adolescentes e adultos, por exemplo.

Há também outro fator que pode ajudar a tornar o ambiente mais agradável, que é a climatização. O clima ameno torna o consultório mais aconchegante.
Atualmente, os dentistas não devem apenas se preocupar com o seu serviço em si, mais se atender a uma série de fatores que vão mostrar ao paciente que ele é um bom profissional capaz de executar suas atividades de forma que ele não sinta dor e sinta-se mais confortável.
Os profissionais da área na maioria das vezes não sabem lidar com a decoração e nem tem domínio das técnicas inerentes à decoração, por isso já existem empresas especializadas em ambientalização de consultórios odontológico, que além de ajudar o profissional a tornar o ambiente mais agradável, constrói projetos que economizam espaço e se atentam a aspectos de ergonomia, planejam os móveis e equipamentos de forma a evitar problemas provenientes de sua atividade.

Bibliografia

TELES,Nísia. Blog Markentista, 2008, .
PEREIRA,Luiz. Universidade de São Paulo, 1997,
RAMIRES, Cláudia. Revista ABO, 2003,
PALACIOS, Katia. Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, 1995,

História em Quadrinhos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Charge






Entrevista com Nísia Teles

O blog Estilodonto entrevistou Nísia Teles,graduada em marketing pela UNESA, trabalha com o desenvolvimento de projetos de marketing sensorial para dentistas onde atua à 10 anos e que nos ajudou bastante no desenvolvimento desse trabalho.

As perguntas foram direcionadas para aquilo que um profissional da odontologia precisa saber sobre o marketing da sua empresa.

Confiram!!!!


Estilodonto: Que influencia tem a decoração do consultório odontológico na avaliação que o sujeito faz sobre o ambiente?A clínica expressa a qualidade do profissional?

Nísia: Além de humanizar o consultório o projeto de ambientação proporciona uma experiência positiva ao cliente, buscando criar espaços interativos para que a relação dentista x cliente se torne mais próxima e crie assim uma percepção de valores positivos como: qualidade dos serviços, credibilidade, conforto, aconchego e segurança. Tudo isso é possível ter através das evidências físicas do consultório. O cliente é o gerente dos detalhes, ele chega ao consultório avaliando tudo e todos, cada detalhe é interpretado por ele e sua percepção em relação ao serviço será baseada nesses atributos físicos também.
Com certeza a clínica é uma extensão do profissional, o cliente associa diretamente toda imagem da clínica à imagem do profissional, se é uma clínica limpa, bem cuidada, a interpretação que o cliente terá sobre o dentista é que ele é um profissional de confiança.


Estilodonto: Em sua opinião a clínica bem ambientalizada (entende-se por sala de espera, consultório...) faz o marketing da empresa?

Nísia: Sim. O cliente é um observador constante e suas conclusões são baseadas em detalhes que às vezes passam despercebidos pelo dentista. É importante conhecer o cliente, saber suas angústias e medos em relação à odontologia, para que seja trabalhado todo ambiente de uma forma que transmita tranqüilidade e confiança.

Estilodonto: As cores usadas também exercem influencia sobre o indivíduo?O que elas expressam?

Nísia: Sim. Elas estão diretamente ligadas ao emocional do cliente, exercendo uma grande influência sobre seu comportamento. A escolha criteriosa e equilibrada de cores é muito importante, desde a escolha certa para a identidade visual, até a cor que será utilizada nos móveis, paredes, uniforme, enfim, é possível transmitir calma, segurança, credibilidade, suavidade, relaxamento, tranqüilidade, frescor, através de uma escolha inteligente de cores.


Estilodonto: É verdade que até mesmo a temperatura do ambiente exerce influencia sobre os sujeitos?

Nísia: Sim. Já que toda percepção que temos do mundo acontece através dos cinco sentidos, as sensações de frio e calor podem prejudicar um determinado serviço. Isso é muito complexo já que temos casos de clientes que chegam à clínica e reclamam do ambiente extremamente frio, inclusive pedem um agasalho. Na questão da temperatura o mais importante é saber se está agradando a maioria, isso a recepcionista precisa procurar ter conhecimento.


Estilodonto: Os dentistas atualmente tem se preocupado mais com a decoração do consultório ou eles ainda acham que o que vale é o seu trabalho em si?

Nísia: Os dentistas mais antenados com o mercado já buscam trabalhar as duas coisas em paralelo, que é o mais indicado. Não basta ser competente no que faz, é preciso comunicar isso ao cliente e esta comunicação deve ser feita através dos cinco sentidos, tangibilizando a qualidade do serviço oferecido.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Criatividade

Na decoração dos consultórios deve-se levar em consideração o público a ser atendido.

Nos consultórios americanos eles levam isso ao pé da letra.
Vejam só quanta criatividade.



























Vc teria algum receio em visitar um consultório desses????



Fotos::www.blog.markentista.com.br/2008/05/diversos-tipos-de-ambientao-visual.html#comments

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O julgamento do Cliente/paciente

"Quando um cliente chega à clínica ou consultório odontológico, sua percepção é construída em cima, principalmente, de fatores não clínicos. Já que ele não possui grande conhecimento técnico sobre o trabalho executado pelo profissional."

Esse trecho tirado do site:
http://www.blog.markentista.com.br/search?updated-max=2008-06-07T15%3A46%3A00-07%3A00&max-results=10 ,
diz que o paciente faz seu julgamento a partir daquilo que ele vê, uma vez que este não possui conhecimentos técnico/científicos necessários para conduzir seu pensar.


Acesse o link e confira!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A psicologia ao nosso favor

Ampliando nosso conhecimento sobre o tema, encontramos um trabalho feito por Kátia Elizabeth Puente Palácios, no qual a psicóloga relata que as características físicas dos ambientes influenciam na avaliação que o sujeito faz do ambiente e também sobre o comportamento do trabalhador.

Confira!!!!!


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Influência dos Atributos Negativos

O tema em que estamos trabalhando, como já dissemos, possui poucas fontes de pesquisa.
No entanto, achamos o blog de Nísia Teles, graduada em marketing voltado para a odontologia onde atua a 10 anos, que assim como nós, também se preocupa com a opinião do
paciente em relação ao ambiente odontológico.

Vejam só um dos artigos publicado por Nísia Teles abordando esse tema:

http://www.blog.markentista.com.br/2008/05/atributos-negativos.html#comments

E como diz nossa nova amiga Nísia, "MUITOS SORRISOS!"

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Pré Projeto


É de grande importância, na hora de escolher uma clínica odontológica, observar se o ambiente é limpo, organizado e confortável, pois ao observar esses detalhes os pacientes se sentem mais seguros e confiam no trabalho do profissional. O ambiente é o espelho do profissional.
Hoje em dia os dentistas têm investido bastante na caracterização de seus consultórios, com o intuito de deixar o ambiente mais agradável. E é sobre isso que iremos tratar de agora em diante.

Nosso objetivo principal é mostrar a influêcia do ambiente odontológico sobre a escolha dos pacientes.Fatores como caracterização dos consultórios, a higiene, as roupas dos profissionais entre outros, também serão abordados.

O grupo decidiu tratar desse tema, por ser um assunto pouco discutido, mas que tem sido observado, não só pelos profissionais como também pelos pacientes.

Como o assunto é pouco trabalhado pelos professores e mestres, é bastante difícil encontrar fontes que falem sobre o tema. Por isso, iremos basear nossas pesquisas em entrevistas feitas com profissionais e pacientes e em artigos publicados na internet,somente então obteremos as informações necessárias que comprovem nossa tese.